Publicações

Você sabe o que faz uma empresa de coleta de resíduos?

São empresas responsáveis por coletar, separar e dar o destino correto para materiais que não possuem mais utilidade, chamados de sucata de obsolescência, ou resíduos gerados durante o processo industrial. A Sulfermetal trabalha com a coleta de resíduos metálicos,  ferrosos e não ferrosos. provenientes, em sua maioria, de indústrias e fábricas que geram, em seu processo, sucatas diversas como, por exemplo, cavaco, estamparia, oxicorte, etc.

É responsabilidade da empresa destinar esses resíduos industriais corretamente e  nosso papel é justamente cuidar desse descarte. Possuímos caçambas estacionárias disponíveis para receber esses resíduos, que são coletados por nossa frota de caminhões e, diretamente, encaminhados ao nosso pátio, onde é realizada uma triagem e separação desse material de acordo com sua classificação.

Os resíduos ferrosos podem ser classificados como segue:

  • Sucatas industriais: Provenientes da atividade industrial (automobilística, naval, construção civil, etc). As classificações mais comuns são: Estamparia, Oxicorte, Cavaco e Forjada
  • Sucatas de obsolescência: Originadas de produtos que perderam sua utilização (máquinas, geladeiras, estruturas metálicas, etc). As classificações mais comuns são: Mista, Miúda e Graúda.

Como funciona o trabalho de coleta de resíduos

Nossa equipe realiza o trabalho de separação dos materiais, que é extremamente necessária, principalmente para materiais obsoletos que vêm misturados pois cada tipo de material tem uma específica destinação. Inicialmente, o eletroímã faz a parte mais fácil, separando os materiais ferrosos dos não ferrosos. Em seguida, uma avaliação mais criteriosa começa, separando os materiais por características como presença de sujidades como óleos e graxas, borrachas e outros contaminantes, tamanho da sucata, densidade, conformação mecânica, composição química, etc.

Os resíduos separados são cortados, prensados, limpos e reclassificados sendo encaminhados para usinas siderúrgicas e fundições, além de transbordos, onde as sucatas que ainda contém sujidades passam por um processo adicional de limpeza e reprocessamento.

A vantagem de reciclar resíduos ferrosos

O ferro é um material infinitamente reciclável, portanto sua reciclagem tem elevado valor comercial, pois usinas siderúrgicas e indústrias de fundição utilizam a sucata ferrosa como matéria-prima, economizando na extração de recursos naturais, além de encurtar etapas prévias do processo siderúrgico e adição de elementos de liga, reduzindo muito os custos de produção.

Há uma grande vantagem na reciclagem de metais, pois nas fases normais de redução do minério em metal, há um grande consumo de energia, necessitando de um alto volume de minério, que precisa ser transportado, além de grandes instalações destinadas à produção em grande escala, obrigando que haja um investimento alto para tornar viável sua produção. Consequentemente, a reciclagem acaba barateando o custo de produção, pois seu processo rompe essa primeira etapa e simplifica a logística.

O fato de ser uma opção mais econômica faz com que a grande indústria estimule a reciclagem desse tipo de material, refletindo também em um benefício para o meio ambiente que acaba sofrendo menos extração de minérios e evitando a contaminação de rios e solos.

Whatsapp