De acordo com o Instituto Aço Brasil (2022) Dados de 2021 informam que foram usadas 19 mil toneladas no uso de sucata ferrosa para produção de aço. Interessante? Quer saber mais? Confira abaixo.
Não é de hoje que sabemos que o mundo está passando por diversas transformações e, com isso, as empresas também estão buscando maneiras de entregar seus produtos com excelente qualidade usando maneiras mais reaproveitáveis.
Com isso, o uso de sucata ferrosa na produção de aço tem se destacado no mercado siderúrgico e é uma importante manobra das companhias desse setor para impactarem cada vez menos o meio ambiente.
O que é a sucata de ferro?
Que tal começarmos essa nossa jornada explicando o que é a sucata?
A sucata de ferro se trata de qualquer tipo de sucata de ferro e aço carbono que tenha a possibilidade de ser usada novamente para produção de produtos ferrosos. Assim, pode-se incluir na categoria sucata de ferro: metais ferrosos e não ferrosos, como lâminas de aço, hastes e ferro, chapas, racks, tubos, retalhos, entre outros.
De modo geral, a sucata de ferro é vendida solta ou em fardos, como sólidos fundidos e laminados, limalhas e cavacos, reutilizáveis como tubos, barras, bobinas e chapas. E ainda podem fazer parte desses resíduos de automóveis sucateados, navios, trens, vagões, rodas e trilhos ferroviários. Como podemos ver, existe uma grande variedade de material para o uso de sucata ferrosa na produção de aço.
Qual a vantagem do uso de sucata ferrosa na produção de aço?
De acordo com a Federação Internacional da Indústria da Reciclagem – BIR (Bureau of International Reciclying), na sigla em inglês, a reciclagem de uma tonelada de aço traz a economia de 1.100 quilos de minério de ferro, 630 quilos de carvão, 55 quilos de calcário, 1,8 barris de petróleo e 2,3 metros cúbicos de aterro sanitário. Além disso, o uso de sucata ferrosa na produção de aço também promove a economia circular. Traduzindo, ajuda a gerar milhares de empregos, incentiva uma nova e importante cadeia econômica, reduzindo os custos de diversos processos de produção que possibilitam a utilização desse material ao invés da matéria-prima virgem.
Atualmente, a sucata de ferro integra diferentes tipos de negócios, mobilizando a compra e venda desses materiais, trazendo benefícios financeiros e ambientais não apenas para quem vende, mas também para quem compra.
De maneira geral, as sucatas metálicas vão além do ferro, podendo ser divididas em:
Sucata de ferro;
Sucata de aço;
Sucata de alumínio;
Sucata de cobre;
Zinco;
Magnésio.
Geralmente, o material aproveitado no processo produtivo tem as seguintes fontes:
Sucata interna: material gerado dentro da própria usina siderúrgica;
Sucata industrial: material gerado em metalúrgicas, fundições e plantas industriais;
Sucata de obsolescência: recolhida após consumo, vem da coleta de qualquer item metálico que tenha sido descartado ou entrado em desuso e que esteja em condições favoráveis de reciclagem. Essa sucata é obtida recolhida em veículos automotivos, que são a principal fonte de sucata por obsolescência, máquinas, eletrodomésticos, embalagens, etc.
O uso de sucata ferrosa como oportunidade de negócio na produção de aço
Como dissemos acima, esse material tem grande potencial de aproveitamento. Assim, os empresários e empreendedores que já entenderam o potencial econômico desse mercado conseguem se destacar, ajudando também suas causas sociais e ambientais.
Com isso as empresas têm procurado se especializar cada vez mais na separação, limpeza e adequação da sucata de ferro, para que possa estar pronta a ser negociada e passada adiante, movimentando seu caixa.
É importante ressaltarmos que todas as ações que procuram impactar cada vez menos o meio ambiente são fatores que contam, inclusive, para que o consumidor faça sua escolha a qual empresa se tornará cliente.
Então, quanto mais a organização estiver empenhada em fazer uso de sucata ferrosa na produção de aço e se tornar adepta das melhores práticas para seu uso, com certeza terá grande relevância no mercado.
Esse artigo lhe foi útil?
Esperamos ter esclarecido para você os pontos principais sobre o uso de sucata ferrosa na produção de aço, como funcionam os processos e o quão importante isso é para o meio ambiente.
Fiquem ligados nas nossas redes sociais, pois em breve teremos ainda mais posts e artigos, trazendo informações relevantes sobre o mercado de sucatas.
Nos vemos em breve!
Até o próximo artigo.